HISTÓRICO

No ano de 1950, se intensificava a produção no campo, e a agricultura gaúcha vivia momentos de super safra de trigo, motivo de alegria para o produtor. Mas a deficiência na armazenagem passava a ser um grande problema. Para resolver, o Governo Federal financiou e estimulou a criação de Cooperativas.

Entre 1956 e 1957, se registrou a criação do maior número de Cooperativas tritícolas do estado, organizadas para defender e resgatar a auto-estima dos produtores.

Em 18 de setembro de 1957, nasceu a Cooperativa Tritícola Jaguari Ltda, seu berço banhado pelo rio Jaguari, na cidade de mesmo nome, e com 20 sócios, teve como primeiro presidente, eleito por unanimidade o Senhor Atílio Reghelin.

O trigo foi a cultura que dominou os primeiros anos de atividade da cooperativa, depois foi vez da soja e atualmente o foco principal é o arroz.

Em 1963, a cooperativa passou a denominar-se Cooperativa Agrícola Jaguari Ltda. Ao longo dos anos foi sendo ampliada a estrutura de armazenagem, acompanhando os ciclos de produção de cada época, sendo que inicialmente foi construído armazéns para o recebimento do trigo. Posteriormente, no ano de 1975, foi construído um armazém graneleiro com capacidade para 24.000 ton, para armazenagem da grande produção de soja e quando o ciclo do arroz chegou, houve necessidade de nova estruturação, sendo construídos 09 silos metálicos para melhor conservação dos grãos e a industrialização dos mesmos.